-
Início
-
Viver
-
Cultura
-
Agenda de Eventos
- 13.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico - A TERRA TREME
13.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico - A TERRA TREME
13.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico - A TERRA TREME
O Município de Pedrógão Grande, sempre ciente da importância do planeamento civil de emergências e da prevenção de riscos, associa-se à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na realização de mais uma atividade de promoção da resiliência a catástrofes pelas populações. Desta feita, a 13.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico - A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).
A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Neste âmbito e tendo como grandes linhas de ação objetivos, tais como, promover o debate sobre o risco sísmico, incentivando a preparação individual e coletiva da população; sensibilizar o cidadão de forma a envolver-se no processo de construção de uma comunidade mais segura e resiliente e, desse modo, reforçar a capacitação da população sobre os comportamentos a adotar antes, durante e após um sismo, bem como, expandir o projeto para além da comunidade escolar (embora continue a ser o foco principal do exercício, pelo importante papel de agente multiplicador de conhecimento), ir-se-á realizar o exercício de sensibilização para o risco sísmico, de âmbito sub-regional, denominado “A TERRA TREME, no próximo dia 05 de novembro, às 11h05, na Santa Casa da Misericórdia – Unidade de Cuidados Continuados e Integrados (UCCI), em Pedrógão Grande, conforme programa seguinte:
10h30 - Receção das Entidades Oficiais e visita geral das instalações da UCCI;
10h50 - Briefing técnico-operacional sobre o Exercício;
11h05 - Exercício A Terra Treme, seguido de evacuação e simulacro de busca e salvamento, com a colaboração do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande e da Guarda Nacional Republicana;
11h45 - Debriefing técnico operacional e encerramento do Exercício.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Município de Pedrógão Grande contam com a participação de TODOS de modo a contribuir para que esta ação de sensibilização alcance o maior número de pessoas, podendo os participantes efetuar a sua inscrição em www.aterratreme.pt/inscreva-se (registo de forma institucional; individual; familiar), bem como, a prática de uma ação/exercício de teste à evacuação, em ambiente de trabalho ou familiar, tendo por prática a dinamização de 3 gestos simples (durante um (1) minuto) - BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR - que podem fazer a diferença, a quem os praticar, perante a ocorrência de um sismo.