Siga-nos no Facebook!

cinema

Área de Reabilitação Urbana

Plataforma Digital - Plano Diretor Municipal

Plataforma Digital de Informação do Plano Diretor Municipal e Outros Instrumentos de Gestão do Território

Monsalude

Casa Verde

Portal dos serviços públicos

Eco-Europa
Comunicado - Primeiro Caso de Covid-19 em Pedrógão Grande

Descarregue aqui o comunicado.

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande informa que se encontra confirmado um caso de Covid-19 no concelho de Pedrógão Grande. Trata-se de uma jovem de nacionalidade suíça

As autoridades policiais, de saúde e de proteção civil estão já a efetivar as medidas necessárias e estão a ser desencadeados procedimentos para identificar uma potencial cadeia de transmissão, de forma a aferir possíveis contágios e eventual propagação da doença.

O presidente da Câmara Municipal, nesta qualidade e enquanto presidente da Comissão Municipal de Proteção Civil, já solicitou à Autoridade de Saúde Pública medidas concretas de isolamento profilático para todo o território de Pedrógão Grande.

Entre as diversas medidas que têm vindo a ser implementadas, encontram-se as desinfeções de espaços públicos em todo o Concelho. A Câmara Municipal forneceu a todas as juntas de freguesia os materiais necessários para iniciarem o processo de desinfeção em colaboração com a autarquia. A isto acresce que a câmara forneceu equipamentos de proteção individual ao Centro de Saúde de Pedrógão Grande.

Estão também a ser preparados pela Câmara Municipal, no quadro do Plano Operacional Municipal de Proteção Civil para o Covid-19, já ativado desde 18 de março: espaço de triagem, isolamento e quarentena; espaço para albergar Grupo de Reforço; levantamento das possibilidades de alojamento isolado para situações emergentes.

Em conjunto com a CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, está a ser preparado um posto de triagem na ExpoPombal, outro no Estádio Municipal de Leiria, bem como a aquisição de equipamentos de proteção individual e testes ao Covid-19.

Todos os trabalhos que têm vindo a ser feitos têm contado com uma constante comunicação e articulação de esforços com as autoridades de saúde locais, autoridades de saúde pública, autoridades policiais, Bombeiros Voluntários e demais agentes de saúde e de proteção civil, incluindo a Autoridade Distrital de Proteção Civil de Leiria.

Reforça-se a urgência e necessidade imperativa de que todos cumpram o isolamento social e profilático, tempos de quarentena, regras de higiene e desinfeção pessoal, dos espaços e objetos. É fundamental que ninguém desrespeite estas regras fundamentais para a vida de todos nós.

É preciso aprender com o que se passou nos países asiáticos e europeus e compreender que o cumprimento das regras permite salvar vidas e que todos temos o nosso papel.

Cabe a cada um de nós, mais do que nunca, desempenhar o papel de salvar vidas.