Dia Internacional dos Museus

diainternacionaldosmuseuspeqO Município de Pedrógão Grande associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, através da organização da iniciativa “À Volta dos Museus”.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM),cuja efeméride é celebrada anualmente a 18 de maio. O ICOM, organismo da UNESCO, seleciona anualmente um tema, sendo a sua escolha feita a partir de assuntos que estão no centro das preocupações da sociedade. O tema proposto para 2019 - "Os Museus Como Centros Culturais: O Futuro da Tradição" – promove a ideia de museu como centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural.

A partir deste tema, o Município de Pedrógão Grande promove um programa de sensibilização da comunidade com visita ao Museu dos Escalos do Meio, ao Museu da República e Maçonaria, ao Núcleo Museológico das Concertinas e Acordeons e ao Núcleo Museológico da Graça. O ponto de encontro será junto à Câmara Municipal (pelas 14 horas), sendo a deslocação de autocarro.

“À VOLTA DOS MUSEUS” pretende aproximar a comunidade dos museus e encontrar novas formas de honrar as suas coleções, histórias e legados, criando tradições para as gerações futuras.

Este evento permitirá que mais público tenha oportunidade de visitar os espaços museológicos e fique a conhecer a diversidade dos acervos expostos. Esta é uma forma de valorizarmos o nosso património museológico que contribui para a promoção turística e oferta cultural do concelho e região centro.

A atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória através do link https://forms.gle/jsSs4v5SKGUpV4c27ou do número 966 671 663.

Convidamo-lo a celebrar este dia e a participar na iniciativa “À VOLTA DOS MUSEUS” promovida pelo Município de Pedrógão Grande.