Declaração Comunicação Social 7/9/2018

Exmos. Senhores Jornalistas,

Como é do conhecimento de todos, alguns processos de recuperação de casas ardidas pelos fogos na tragédia do ano passado em Pedrógão Grande têm sido objecto de suspeições por parte de alguns órgãos de Comunicação Social.

Independentemente das motivações e conteúdos de tais notícias, que a Presidência da Câmara não comenta por agora,   Pedrógão Grande tem uma responsabilidade acrescida perante o Povo Português face à espantosa onda de solidariedade de que foi alvo.

O incêndio do ano passado ceifou demasiadas vidas e bens de muitos portugueses, especialmente de pedroguenses, para que possamos deixar agora arder na fogueira da dúvida o seu bom nome e o seu sentimento de profunda gratidão.

Somos mandatários de milhares de gestos puros e altruístas dos portugueses num movimento de solidariedade como não houve outro igual.  É preciso que Portugal saiba que Pedrógão Grande respondeu e correspondeu, e que mais de 70% das casas estão reconstruídas e as pessoas realojadas num tempo recorde.

Pelo referido, e não só, é desejo imperioso e determinante da Presidência do Município de Pedrógão Grande  que se apure toda a verdade.

Foi neste imperativo que se comunicaram os casos objeto de suspeição à CCDRC, Comissão de Desenvolvimento Regional do Centro, e se enviou, por excesso, pedidos de averiguação judicial ao Ministério Público, para que a Justiça diga de sua Justiça".

Mas isso não dispensa a Comissão Técnica de fazer uma análise ainda mais minuciosa de todas as situações controversas. Foi neste imperativo que se convocou também para hoje a reunião da Comissão Técnica do REVITA que em breve vai começar.

Mas, para que não haja qualquer sombra de dúvida de que essas situações serão reanalisadas com total independência e sem qualquer tipo de influência ou interferência minha, resolvi por bem delegar a coordenação da Comissão

Por isso desejo a todos os que a integram votos de um bom e produtivo trabalho, marcado como sempre pela isenção, justiça e sentido de responsabilidade.

A verdade tem de vir ao de cima, como o azeite.

Boa tarde a todos.

Valdemar Alves, 7 de Setembro, em declarações à Comunicação Social