• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
Mensagem do Presidente


“Caros Pedroguenses
Decorridos 2 anos desde que este executivo tomou posse vimos trazer ao vosso conhecimento um resumo do nosso trabalho.
Neste mandato estamos a lançar as bases da estabilização e do crescimento do Concelho de Pedrógão Grande para que as pessoas se sintam bem, nos procurem e cá decidam viver.
Continuamos a trabalhar para a Mudança que todos nós ambicionamos. E está a acontecer.
Como é do vosso conhecimento a conjuntura que atravessamos encerrou com um Quadro Comunitário, o PT 2020 e iniciou a definição das estratégias para o Quadro Comunitário PT 2030.
Essa definição levou à conceção de estratégias e atividades junto das várias instituições para definir os projetos a candidatar ao PT 2030, ao Programa de Recuperação do Pinhal Interior (PRPI), ao PRR, ao PAMUS (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável), de entre outros.
Aguardamos a abertura de Avisos de Candidatura naqueles Programas para candidatar os nossos projetos.
Mesmo assim, no âmbito dos contratos programa com a Direção Geral das Autarquias Locais, candidatamos o Centro Náutico, na albufeira do Cabril, para dar início às obras de requalificação da ETA e aquisição do novo Cais. A decisão está tomada, vamos avançar com a obra.
Área de Localização Empresarial (Zona Industrial)
No leilão por hasta pública foram vendidos dois lotes a 2 empresas.
Já foram vendidos mais 2 lotes a uma empresa que terá um negócio único em Portugal.
Desde o primeiro dia que trabalhamos muito para incentivar a instalação de uma superfície comercial. Fizemos várias reuniões com a Administração de uma insígnia comercial.
Aguardamos uma resposta do mercado.
Turismo
Aguardamos a aprovação da candidatura de Pedrógão Grande a Estação Náutica.
O reconhecimento de Pedrógão Grande e todos os seus planos de água vai obrigar à criação de um produto turístico de procura internacional e ao aparecimento de mais empresas e atividades relacionadas com a água, por exemplo, triatlo, natação, canoagem, paddle, etc, garantindo negócios todo o ano e não apenas na época alta. O negócio relacionado com o turismo vai criar mais atividade económica e emprego.
Planeamento Urbanístico
Lançamos a ORU de Pedrógão Grande e as ARU de Atalaia Cimeira, Atalaia Fundeira, Graça, Vila Facaia e Mega Fundeira.
São concedidos estímulos fiscais (redução do Iva na construção na construção, p.ex) e administrativos à reconstrução de património edificado.
Atividades que desenvolvemos:
Pedrógão Grande Nautical Summer – conjunto de atividades aquáticas para a promoção do turismo náutico nos vários planos de água do Concelho. Estas contaram com 'stand up paddel', passeios de barco, canoagem (incluindo noturna) e caminhada aventura e decorreram entre julho e setembro. Este programa permitiu atrair novos turistas e promover a economia local através do trabalho e em rede dos vários agentes económicos. Nas diversas atividades registou a adesão de muitos participantes.
Festival Gastronómico do Bucho Recheado de Pedrógão Grande – este festival gastronómico contou com a sua 1ª edição em 2022 e vamos repetir em 2023.
O Município congregou os esforços dos pedroguenses para revitalizar a Confraria.
PRR, PT2030, PRPI, FA, projetos
Em mobilidade urbana apresentamos a estratégia para desenvolver projetos, a curto, médio e longo prazo, em todo o concelho, no valor de 14 milhões de euros (até 2030): Ao nível da eficiência energética, proteção civil, drenagem de águas pluviais, gestão de resíduos, passadiços e requalificação urbana a estratégia desenvolve projetos, em todo o concelho, no valor de 6 milhões de euros (até 2030).
Projetos e candidaturas apresentadas, aprovadas e em execução:
Bairros Comerciais Digitais - Apresentamos candidatura de 513 mil euros que foi aprovada a 100% e encontra-se em condições para o início dos trabalhos. Dos 160 projetos apresentados a nível nacional o Bairro Digital de Pedrógão Grande ficou classificado em 24º lugar. Propõe-se apoiar a criação de Bairros, valorizando a proximidade física dos consumidores, através do financiamento para aplicações e investimentos em tecnologia em 13 estabelecimentos comerciais distribuídos no eixo urbano definido pela Avenida Comendadora Maria Eva Nunes Correa/Rua Alcino Vicente Pinheiro, o Largo da Devesa /Largo do Encontro, a Avenida Miguel Leitão de Andrada, a rua da Nogueira, a rua Marcelino Nunes Correia, a rua 5 de Outubro e a rua Dr. José Jacinto Nunes.
Criação de Ilhas Sombra- Valorização do Jardim do Fundo da Vila – Apresentámos projeto para o fundo da Vila e candidatura aprovada no valor de 75 mil euros, com uma taxa de financiamento de 100%, atualmente em execução e que prevê a requalificação dos espaços verdes do “Jardim do fundo da Vila” e da “Rotunda do Bombeiro”, reforçando as massas arbóreas e arbustivas, bem como a criação de áreas de sequeiro, com vista à diminuição dos gastos hídricos e à simplificação das operações de manutenção, obtendo-se, consequentemente, claras vantagens na sustentabilidade económica e ecológica deste espaço.
Promoção e Valorização do Património Cultural e Imaterial da Aldeia da Picha, o Pinheiro-bravo, a Resina o Resineiro: Rota da Picha e do Resineiro – Candidatura aprovada e em execução 44.788,64€, candidatura financiada a 80%.
Área Integrada de Gestão da Paisagem de Mega – Encontra-se em execução a candidatura estando georreferenciada uma área superior a 50%. Contratualizamos com a Florestgal a operação integrada de gestão da paisagem. Fizemos sessões de esclarecimento com os proprietários na Câmara Municipal, na Associação da Derreada Cimeira e na Casa de Pedrógão Grande em Lisboa.
No que diz respeito à georreferenciação fazemos gratuitamente o registo no BUPI.
Condomínios de Aldeia – Foram aprovados projetos de candidaturas para 3 Aldeias (Pobrais, Conhal e Foz do Carriçal) no valor de 150 mil euros.
Projetos e candidaturas apresentadas
Escola Miguel Leitão de Andrada – No âmbito da transferência de competências da Educação, sinalizamos a escola como intervenção prioritária e fizemos candidatura ao PRR para remodelação da Escola EB 2, 3 Miguel Leitão de Andrada, no valor de 5.914.000,00€.
Condomínios de Aldeia –Para 2024 candidatamos mais 5 aldeias (Escalos Fundeiros, Sobreiro, Louriceira Alagoa e Atalaia) no valor de 250 mil euros.
Mercado Municipal – Fizemos candidatura no âmbito da Associação Pinhais do Zêzere num valor próximo de 200 mil euros.
Candidaturas a apresentar
Radar Social – Vamos avançar para esta candidatura ao PRR, candidatura financiada a 100%, e que prevê a criação de uma equipa de técnicos superiores afetos em exclusividade a este projeto para acompanhamento de idosos.
Escola C+S antiga – Temos projeto, mas aguardamos que abra o Aviso para candidatura. O edifício será requalificado para albergar os atuais serviços da Apflor, Associação Pinhais do Zêzere e integrar serviços camarários, lojas e um pavilhão multiusos. O projeto tem o valor aproximado de 5 milhões de euros.
EN 2 – Temos também projetos para aproveitar o fluxo de tráfego da EN2 (casa do Clube dos Caçadores).
Prevemos adquirir um Posto de Turismo relacionado com a EN2 e localizá-lo junto ao Jardim da Devesa.
Outras atividades, investimentos e apoios
Serviço Municipal de Proteção Civil – remodelámos todo o espaço das instalações, desde obra civil, mobiliário, equipamento informático e software da proteção civil.
No âmbito do Programa DAE (Desfibrilhação Automática Externa) do Município de Pedrógão Grande, em funcionamento desde 09/08/2023, foram adquiridos 4 Desfibriladores Automáticos Externos (DAE), distribuídos pelo Edifício Sede, Agrupamento de Escolas, Piscina Municipal e Carrinha de Operações e Coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil. O Programa conta com 24 colaboradores (Operacionais DAE) habilitados a utilizar os DAEs em caso paragem cardiorrespiratória. Estes colaboradores receberam formação específica em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa. O programa DAE está licenciado pelo INEM. Adquirimos 4 rádios para utilização exclusiva do serviço SIRESP.
Para além da câmara de vigilância de Vila Facaia, patrocinada pela Comunidade Intermunicipal de Leiria, temos agora, depois de pedirmos à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a câmara de vigilância da serra do Viseu (Sertã) que faz a cobertura da EN2 até às encostas da albufeira do Cabril e a câmara de vigilância da serra de S. Macário que alcança a área da albufeira da Bouçã. Mais vigilância e segurança contra incêndios.
Vamos reativar os depósitos do Cume para abastecimento a carros de bombeiros e a helicóptero.
Fizemos as Aldeias Seguras da Picha e da Louriceira (o treino dos procedimentos em caso de incêndio, os itinerários de segurança, a escolha do local de abrigo e a nomeação do oficial de segurança) e até final do ano faremos mais duas aldeias, Nodeirinho e Marinha. Esta atividade teve o acompanhamento da GNR e do CODIS.
Estamos também a proceder para criar a Unidade Local de Proteção Civil de Vila Facaia.
Gestão de faixas de combustível – em 2022 e 2023 gerimos uma área superior a 300 ha com o valor de 260 mil euros.
Ações de Informação – Fizemos ações de informação à população sobre cuidados a ter com a floresta e com o apoio do CEPNA.
Compra de terrenos e habitações – Adquirimos terrenos junto ao parque de campismo (1 ha), à Bouçã (7 ha) e junto à vila (3,6 ha) numa estratégia de desenvolvimento do turismo e lazer e também de futuras instalações de empresas.
Adquirimos o terreno entre o mercado e a Rodoviária (Bacovil) por 35 mil euros num acordo judicial terminando um processo em tribunal que decorria há mais de 16 anos.
Adquirimos por 40 mil euros a casa de habitação do nosso conterrâneo Dr. Costa Santos com o objetivo de, após requalificação, ser nela depositada a sua obra para posterior abertura ao público.
Estratégia Local de Habitação – Ativámos a Estratégia Local de Habitação decorrendo neste momento o procedimento para fazer as obras de requalificação do Bairro Social e as condições para os particulares sinalizados apresentarem as suas candidaturas. Vamos brevemente aderir ao programa de construção a custos controlados em parceria com o IHRU para promover a construção de mais fogos habitacionais.
Apoio às Associações, Juntas de Freguesia – Às Associações mantivemos o apoio regular e temos demonstrado disponibilidade para apoiar alguns investimentos e atividades. No âmbito das suas atividades, apoiamos, mediante disponibilidade do Município, na cedência de transportes.
Juntas de Freguesia – Aumentámos o apoio de 30 mil para 50 mil euros/ano a cada Junta de Freguesia.
Parque do Carvalhal – Atribuímos um apoio extraordinário de 20 mil euros no âmbito do projeto desenvolvido para o Parque do Carvalhal de Vila Facaia – Projetos Paisagísticos.
Associação Pinhais do Zêzere – conjuntamente com os outros municípios que a integram apoiamos a sua reativação, a criação dos novos estatutos e regulamento e atribuímos um apoio anual de 36 mil euros por cada município.
Bombeiros Voluntários - Aumentámos o apoio regular de 56 mil para 70 mil euros, apoiamos a Equipa de Intervenção Permanente (35 mil euros) e outras despesas de funcionamento (18 mil euros). Desde 2021 o aumento absoluto do apoio é superior a 20 mil euros.
Estamos a dar o Apoio individual ao Bombeiro no financiamento das despesas previstas no respetivo Regulamento que também ativámos (2.359 €).
Aprovámos ainda um apoio para a aquisição de uma Ambulância de socorro no valor de 50 mil euros.
Filarmónica Pedroguense – atribuímos o apoio regular de 20 mil euros e homenageámos os seus 160 anos atribuindo um instrumento musical (xilofone). No âmbito das suas atividades, apoiamos, mediante disponibilidade do Município, na cedência de transportes.
Santa Casa da Misericórdia – Além do apoio regular estamos preparados para apoiar financeiramente as obras de ampliação do Lar.
Recreio Pedroguense - atribuímos o apoio regular anual de 36 mil euros. No âmbito das suas atividades, apoiamos, mediante disponibilidade do Município, na cedência de transportes.
Red School Escola do Benfica - atribuímos o apoio regular de 29 mil euros.
Regulamento de Apoio à Natalidade – Criámos, aprovámos o Regulamento e até ao momento apoiámos 19 bebés (o apoio é de 3.450 euros/bebé para despesas com o bebé efetuadas no comércio local) tendo até ao momento pago 9.709,16€.
Piscina e espaço de restauração – Fizemos investimentos e reativámos a piscina que estava encerrada há muito tempo. O espaço de restauração junto às Piscinas Municipais foi já concedido para exploração e está em funcionamento.
Restaurante Lago Verde – Há um acordo entre a Câmara e a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal.
A Escola fez uma candidatura ao PRR para um Centro de Especialização na Área da Restauração. Se a candidatura for aprovada o imóvel receberá obras de requalificação e apetrechamento e o Restaurante será Escola de formação e ao mesmo tempo estará aberto ao público.
Se a candidatura não for aprovada avançaremos de imediato para eventuais propostas do mercado.
Obras
Obra de melhoria de mobilidade e da ciclovia da Vila- terminámos a obra que foi financiada pela Comunidade Europeia e ampliámos, por conta própria, a estrada do Vale da Manta até à EN2 a parte que não estava contemplada no projeto (valor superior a 100 mil euros). Inaugurámos esta obra no dia 24 julho na presença do Sr. Ministro da Administração Interna Dr. José Luís Carneiro.
Quartel da GNR – o Sr. Ministro da Administração Interna demonstrou disponibilidade para fazermos um protocolo para requalificar o quartel para 27 efetivos e incluir também guardas femininos.
Igreja Matriz – terminámos a obra de requalificação.
Capela de Nossa Senhora das Brotas – terminámos a obra de requalificação com a pavimentação final.
Parque de Caravanismo da Graça – Iniciámos e estimamos terminar a obra em setembro, obra de 191 mil euros financiada em 99 mil euros.
Outras Obras
Elsa e Fabien – Ativámos o contrato com a CCDRC para execução de obras relacionadas com a reposição de infraestruturas destruídas pelas tempestades Elsa e Fabien.
Obras desde o mês de outubro de 2021 até à data de hoje, bem como as que se encontram em execução/concurso.
Obras concluídas:
- Reparação de muro e nicho na Rua da Nogueira - Pedrógão Grande (Depressão Elsa e Fabien).
- Pavimentação na Rua Manuel Nunes David - Estrada do Cabril - Pedrógão Grande.
- Reconstrução de muro e Reparação de estrada na Carreira e Reparação da Ponte do Gravito - (Depressão Elsa e Fabien).
- Reconstrução de muros suporte de terras e de estradas na Vila de Pedrógão Grande e nos Covais.
- Arranjos Exteriores e Acesso à Capela Nossa Senhora das Brotas – Adega.
- Obras de Beneficiação e Restauro da Igreja Nossa Senhora da Assunção (Igreja Matriz).
- Requalificação da Vila de Pedrógão Grande.
- Reparações no Caminho do Lagar do 25 e Fonte dos Troviscais e Reconstrução de muro nos Troviscais - (Depressão Elsa e Fabien).
- Construção de muro de suporte de arruamento e reposição de pavimentos e valetas na Rua do Vale Mercador – (Depressão Elsa e Fabien).
- Projeto Valorizar: Aldeia de Xisto - MOSTEIRO - Arranjos Exteriores.
- Muro de Suporte de Estrada no Coelhal.
- Muro de suporte de estrada na Foz do Carriçal.
- Reconstrução de muros de suporte de arruamento em Pesos Fundeiros e Derreada Cimeira - (Depressão Elsa e Fabien).
- Requalificação de Troço na EN2 no Vale da Manta – Pedrógão Grande.
- Reconstrução de muros de suporte de arruamento em Figueira e Nodeirinho - (Depressão Elsa e Fabien).
- Obras de revestimento da cobertura na zona do bar das piscinas (parte mais baixa da cobertura).
- Construção Cemiterial – Edifício dos ossários, Módulo 30 unidades.
- Reconstrução de muros de suporte de arruamentos em diversas localidades e reconstrução de aquedutos - (Depressão Elsa e Fabien).
Obras em execução:
- Rearborização e valorização ecológica do jardim do fundo da Vila – criação de ilha sombra no núcleo urbano.
- Parque de Auto caravanismo da Graça.
- Drenagem de águas pluviais na Lameira, Aldeia das Freiras e Ramalho.
- Muros de suporte de estrada na Rua do Caratão e Rua da Cortelha na Louriceira.
- Reconstrução de ponte na Ribeira do Nodel na Grande Rota do Zêzere - (Depressão Elsa e Fabien).
- Rede de distribuição de Água na Rua da Lage e Rua Frei Luís Granada – Pedrógão Grande.
- Obras na Escola Primária da Derreada Cimeira.
- Diversos trabalhos de pavimentação, muros de suporte e aquedutos no Concelho.
- Reconstrução de ponte na Ribeira do Nodel na Grande Rota do Zêzere - (Depressão Elsa e Fabien).
Vamos executar ainda as obras que foram recentemente a concurso.
No âmbito de candidaturas a promover pela Associação Pinhais do Zêzere pretendemos apresentar:
A Rota das Levadas
- Recuperação do açude e das levadas dos Escalos Fundeiros.
- Recuperação do açude e da levada para o Moinho, em Mega Fundeira (na praia fluvial)
Outros trabalhos:
Colocação dos marcos da EN 2 para a sinalização ao turista de entrada no Concelho de Pedrógão Grande.
Recuperação do nicho da rua da Nogueira.
Rota das molduras (Mega, Mosteiro, Cabril, Graça, Vila Facaia).
Construção de ossários/columbários no cemitério municipal.
Algumas obras por administração direta:
o    Limpeza e construção de valetas e aquedutos
o    Pintura dos muros do cemitério municipal
o    Aplicação de pavimento em diversos pontos da rede viária
o    Construção de muros de suporte
o    Instalação de pinos delimitadores de veículos
o    Apoio à Junta de Freguesia de Pedrógão Grande, na limpeza e corte de vegetação junto da levada do regadio do Mosteiro.
o    Montagens de rails de proteção rodoviária em diversos pontos.
o    Melhoria do acesso pedonal à ponte suspensa junto à foz da Ribeira de Pera.
Barragem do Cabril – Perante a possibilidade de o Governo fazer um transvase da água da Albufeira do Cabril para Belver, manifestámos a nossa oposição conjuntamente com os nossos municípios vizinhos de Oleiros, Pampilhosa da Serra e Sertã para evitar esse acontecimento.
Saúde – Houve proposta para integrar o Centro de Saúde de Pedrógão Grande na Unidade Local de Saúde de Leiria, ou seja, todo o atendimento hospitalar teria de ser em Leiria.
Não aceitámos integrar a Unidade Local de Saúde de Leiria porque isso significava que os doentes do Centro de Saúde de Pedrógão Grande fossem sempre reencaminhados para atendimento no Hospital de Leiria.
O nosso Hospital de referência sempre foi e é o Hospital da Universidade de Coimbra.
Mantêm-se assim os HUC como hospital de referência para os utentes de Pedrógão Grande.
Evitámos, portanto, um agravamento das condições de acesso aos cuidados de saúde.
Todos conhecemos as dificuldades com o recrutamento de médicos. A ACES e o Centro de Saúde propõem a criação de uma Unidade de Saúde Familiar com o encerramento das extensões de saúde da freguesia da Graça e da freguesia de Vila Facaia substituindo por mais cuidados domiciliários, uma Unidade Móvel de Saúde, o SNS 24 e transportes a pedido para deslocação ao Centro de Saúde.
Dada as dificuldades de mobilidade da população, a infoexclusão e o acompanhamento histórico já efetuado pelo médico alocado àquelas extensões, estamos contra o encerramento das extensões de saúde.
Manifestámos a nossa posição de descontentamento ao Sr. Ministro da Saúde e demonstrámos que era possível a USF funcionar mantendo as extensões de saúde com o atual profissional de saúde.
Reunimos com o adjunto do Sr. Ministro e demos conta por escrito ao Ministro da Saúde tendo também, da sua parte, a concordância de que a ARS e o ACES acomodem as nossas pretensões a bem de uma real proximidade dos serviços de saúde. Aguardamos por decisões.
Comunicações- Na área das comunicações apresentamos à ANACOM o conjunto de zonas sombra para inclusão no concurso internacional. Em consequência da ação de divulgação em Pedrógão Grande fizemos a proposta às 3 operadoras para que acordassem entre elas a utilização das suas antenas (roaming nacional) garantindo uma maior cobertura e consequentemente a redução de falhas nas comunicações.
Está a decorrer, também, o licenciamento de uma antena junto ao Coelhal e perspetiva-se o licenciamento de outra antena para a Derreada Cimeira.
Memorial às Vítimas dos incêndios de 2017 – Recusámos a responsabilidade de assumir a gestão do Memorial, por incapacidade financeira. A responsabilidade passou para a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (Marinha Grande, Porto de Mós, Leiria, Batalha, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande).
Festas, Tradições, Manifestações de cultura, Desporto
Camião da Sic – pela primeira vez em Pedrógão Grande uma estação televisiva, durante uma tarde de domingo, fez um programa percorrendo várias zonas da vila e deslocou-se à povoação da Picha dando a conhecer aos portugueses e ao estrangeiro a amabilidade das nossas gentes e as lindas paisagens da nossa terra.
As festas de Natal - As festas de Natal aliadas à iluminação pública e atividades tais como a exposição "Natal Jurássico" (dinossauros) situada no Jardim da Devesa, foram um êxito atendendo aos elogios e porque trouxeram muitos visitantes ao Concelho.
As Festas de Verão (Expoarte 2023) trouxeram muitos pedroguenses e visitantes e foram um sucesso. Importa referir que, na edição deste ano, aumentámos a área do recinto de festas, bem como o número de tasquinhas (exploradas pelas associações do Concelho) e abrimos a Expoarte ao setor empresarial, permitindo aumentar o número de stands de 40 para 60, contando com uma área em espaço aberto.
Raízes Folk Festival – Festival de folclore para o Mundo. Apoiámos a realização deste folclore sinalizado pela UNESCO em cooperação com os nossos vizinhos de Vila de Rei, Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, com ranchos folclóricos de México, Peru, Venezuela, Croácia, Irlanda do Norte, Eslovénia e o nosso rancho folclórico de Vila Facaia.
Carnaval de Vila Facaia – Apoiámos diretamente o Carnaval de Vila Facaia e pela primeira vez lançámos o desafio a todo o concelho para participar neste Carnaval tão genuíno com o propósito de unirmos todos os pedroguenses tornando o Carnaval de Vila Facaia o Carnaval do Concelho de Pedrógão Grande.
Jogos Tradicionais – Desenvolvemos e apoiámos a 1ª e a 2ª edição dos jogos tradicionais permitindo o convívio saudável de todos os pedroguenses. Jogos
Árvores de Natal e Presépio – Desenvolvemos e apoiámos a 1ª e 2ª edição do concurso de árvores e do presépio com grande empenhamento dos pedroguenses.
Novo site (sítio da internet) do Município de Pedrógão Grande – no âmbito da modernização digital estamos a desenvolver um novo site para o Município, que irá disponibilizar, entre outras funcionalidades, plataforma de atendimento online, agendamento de sessões de atendimento, reporte de ocorrências, disponibilização de referências multibanco para o pagamento de taxas e interação com chatbot.
O munícipe poderá tratar por esta via tudo o que se relaciona com obras particulares.  
Frota municipal – com o objetivo de melhorar a resposta dada quer ao nível dos transportes escolares como noutros serviços que implicam o transporte de passageiros, foi adquirido um autocarro TEMSA MD7 Plus, com lotação de 31 lugares pelo valor de 121.155 euros.
Parques infantis - Requalificação equipamentos, piso e vedações dos parques infantis do Jardim da Devesa, Escola da Graça e Escola de Vila Facaia.
Transporte a pedido - a Câmara Municipal de Pedrógão Grande e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no passado dia 26 de maio de 2023, pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, procederam à assinatura dos contratos com as empresas de táxis do concelho, para colocar em marcha o programa MOBI Transporte Flexível. Este é um serviço de transporte público em que o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem, até às 15h do dia anterior ao dia da viagem.
Rede viária florestal – através dos equipamentos do Município, tem sido, em articulação com as Juntas de Freguesia, beneficiada a rede viária rural em diversos pontos do Concelho.
Cemitério – também este espaço tem sido alvo de melhorias nomeadamente ao nível da pintura de muros, colocação de estruturas de apoio para material de limpeza de sepulturas (vassouras, panos, baldes), numeração de talhões/sepulturas e construção de edifício de ossários com 30 módulos.
Atividades desenvolvidas no domínio da EDUCAÇÃO
- Receção das competências em matéria de educação – 1 de abril de 2022
- Contrato inter-administrativo com o Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande- 1 de setembro de 2022
- Reativação do Conselho Municipal de Educação
- Elaboração de nova Carta Educativa e Plano de Educação Local
- Oferta da plataforma da Escola Virtual aos alunos
- Oferta de cadernos de atividades para o 1.º ciclo
- Oferta de atividade de AAAF e ETL período letivo e interrupções letivas
- Atividade “Verão Ativo” (10 aos 16 anos)
- Elaboração de um novo Regulamento para Atribuição de Prémios de Mérito Escolar (Regulamento n.º 381/2023 de 23 de março de 2023)
- Concurso Municipal e Intermunicipal de Empreendedorismo nas Escolas
- Implementação de sala de informática na EB1 da Graça
- Instalação de aparelhos de Ar Condicionado na EB1 da Graça e no Jardim de Infância de Vila Facaia
- Apetrechamento da sala do pré-escolar do jardim de Infância de Vila Facaia
- Manutenção do transporte escolar gratuito para os diferentes níveis de ensino, até ao 3º ciclo
- Remodelação dos parques infantis da EB1 da Graça, do Jardim de infância de Vila Facaia e do Jardim da Devesa
- AEC de Atividade Física, Expressões, Inglês, Música e nova AEC para este ano letivo: Pedrógão Grande a Programar para o 2° e 3° ano de escolaridade
- Leituras Centenárias, Comemorações dos 100 anos de José Saramago
- Concurso de Leitura, oferta dos livros aos alunos que participaram no concurso
- Comemorações do Dia Mundial da Criança com oferta de diferentes atividades e este ano com a parceria da GNR, CLDS e da Associação de Pais
- Gala da Educação e Comemoração do 50º Aniversário do Ensino Preparatório no Concelho de Pedrógão Grande
Atividades desenvolvidas no domínio do DESPORTO
- Aprovação do Regulamento do Conselho Municipal de Juventude
- Candidatura á rede de Municípios Amigos da Juventude
- Aprovação pela rede de atribuição ao Município de Pedrógão Grande da Bandeira de Município Amigo da Juventude com 3 estrelas, por cumprimento de 5 critérios no desenvolvimento de medidas que apoiam a Juventude
- Adesão do Município de Pedrógão Grande ao Movimento de Municípios pela Paz
- Abertura da Piscina Municipal coberta após várias intervenções de reparação de equipamentos.
- Intervenção de reparação na piscina flutuante do Cabril
- Caminhadas temáticas (Dia da Mãe, dia da espiga, Dia da Mulher, caminhada dos afetos - CPCJ)
- Apoio ao Desporto Escolar
- Jogos Con’Tradição, sendo o segundo ano da sua realização, com uma adesão crescente e este ano com a participação de nove Associações do Concelho, onde se pretende a dinamização destas associações bem como promover o convívio e a partilha de experiências entre todos os intervenientes.
- Aquisição de novos equipamentos para o ginásio
- Corrida Comemorativa do Dia Mundial da Criança, para os escalões mais jovens.
- Apoio logístico ao evento: Estágios de Verão – Associação ANAM Karaté Shotokan, 8 de julho de 2023 com a presença de cerca de 400 atletas e suas famílias.
Atividades desenvolvidas no domínio da CULTURA
- Conferencia Centros Históricos
- Realização e promoção de várias Tertúlias: 25 de abril, Autores Pedroguenses, EN2 e Restauração da Independência
- Cinema ao ar Livre nas três freguesias
- Ped’Arte – Feria de saberes e sabores, que conta já com mais de 1 ano de existência, e que pretende a divulgação e comercialização de produtos e saberes regionais e locais.
- Mercadinho de Natal, que em 2021 se realizou no mercado municipal e que contou com a presença de muitos dos nossos produtores e artesãos locais e que em 2022 decorreu no Jardim da devesa aquando da Ped ´Arte de Natal.
- Oferta á população em geral e também aos alunos do nosso Agrupamento de escolas, de várias peças de teatro e concertos na Casa Municipal da Cultura, entre estes, concertos da Filarmónica Pedroguense, do coro Gospel de Coimbra, do Coro Cod – Jornadas Mundiais da Juventude, de Coimbra, entre outros.
- Várias exposições no CIT e Biblioteca
- Miscellânea, 1.º Festival Literário de Pedrógão Grande e Feira do Livro, que teve uma projeção de Pedrógão Grande a nível nacional e até internacional, com a divulgação num jornal de Macau.
- Projeto Museu na Aldeia, parceira SAMP e Associação do Mosteiro
- Promoção do Concurso de Montras e Presépios de Natal
- Promoção do Concurso Entrudo à Porta
- Organização do Carnaval de Vila Facaia com a colaboração da Junta de Freguesia
- Landscape Together – Museu de Arte na Paisagem “Cortiça Lab” – Candidatura Programa Europa Criativa a desenvolver nas Aldeias de Atalaia Cimeira e Fundeira, em execução. Instalação da Obra prevista para 2025.
- Comemorações do 10º Aniversário da CMC, com apresentação de concerto da Filarmónica Pedroguense e cantores locais.
- Festas de Verão.
- Apoio ao Associativismo- Apoio á atividade regular às associações do concelho que o solicitem e cumpram os requisitos do regulamento -750€
- Apoios financeiros extraordinários às Associações e apoio logístico nas atividades que desenvolvem ao longo do ano.
- Apoio ao CNE para aquisição de mais "figuras" para o presépio de rua da vila.
- Aquisição de sistema de áudio guia para a Igreja Matriz de Pedrógão Grande
- Aquisição de Pedra para colocação de Santo e de carpete e passadeira para a Igreja.
- Apoio aos autores locais através da aquisição de livros.
- Realização da passagem de Ano na vila, com música e fogo de artifício.
Atividades desenvolvidas no domínio da AÇÃO SOCIAL
- Receção das competências em 1 de maio de 2023
- Feira da empregabilidade social em parceria com o CLDS
- Elaboração do Diagnóstico Social e Carta Social, sem o qual não poderíamos aceder a candidaturas no setor.
- Passeio Sénior
-Elaboração do Regulamento de Apoio à Natalidade, até á data 19 pedidos, 9.709,16€ pagos.
- Manutenção dos apoios no âmbito da Ação Social Escolar
GABINETE DE VETERINÁRIA E CONTROLO ALIMENTAR
- Campanha de Esterilização de Gatos Silvestres
- Aquisição de mais caixas de depósito de dejetos para colocação em determinadas zonas já identificadas, na vila.

Pedroguenses, vivemos tempos difíceis. Mas continuamos a acreditar que melhores dias virão a acontecer para todos nós.
Recebam um abraço.
António Lopes