Definição das Áreas Classificadas como REN

A CCDR-C elaborou uma proposta no seguimento das orientações emanadas pela Comissão Nacional da REN (CNREN), no sentido de aproveitar a oportunidade da revisão dos PDM para introduzir, a nível nacional, as necessárias correcções à delimitação da designada REN da 1ª geração, eliminando dentro do possível os pontos fracos que têm vindo a ser detectados com a utilização e gestão das Cartas da REN em vigor.

O processo foi desencadeado com a comunicação da revisão do PDM por parte da Câmara Municipal à CCDRC que no âmbito das suas competências, procedeu à revisão da Carta da REN respectiva, tendo em vista a sua integração na Planta Actualizada de Condicionantes do PDM.

A proposta de delimitação da REN “Bruta”, em formato digital, inicia-se com o envio da cartografia de base do Municipio sobre a qual vai desenvolver os estudos de revisão do PDM.

Para cada proposta de revisão da delimitação da REN a CCDR-C elaborou um relatório técnico explicativo da metodologia seguida para a delimitação dos diversos sistemas biofísicos, e quantificadas as respectivas áreas.

Para efeitos de redefinição dos limites da REN no Concelho de Pedrógão Grande, foram delimitados os seguintes sistemas biofísicos:

- Leitos dos cursos de água;

- Zonas ameaçadas pelas cheias;

- Albufeiras e faixa de protecção;

- Cabeceiras de linhas de água;

- Áreas de máxima infiltração;

- Áreas com riscos de erosão.

- Escarpas e faixa de protecção;

Esta delimitação da REN foi efectuada à escala 1 / 2 000 e 1 / 5 000, enviada pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande.

Com base nesta nova proposta de REN Bruta que o Município deu continuidade ao processo de revisão do PDM e promoveu o processo de exclusão de áreas da REN, caso se justifique, em função das novas propostas de ordenamento do território.

O próximo passo foi definir os perímetros dos futuros aglomerados urbanos, para depois fazer a sobreposição com as áreas que no passo antes tinham sido definidas como REN “bruta”.

Actualmente, o Municipio de Pedrógão Grande já executou um estudo exaustivo sobre poucas sobreposições das áreas classificadas como REN “bruta” com as áreas classificadas como urbanas que enviou para a CCDR-C para a análise e aprovação, a qual o município de Pedrógão Grande espera.