• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
O Artesanato

     O artesanato é, tradicionalmente, uma actividade de produção de cariz familiar, na qual o artesão possui os meios de produção e as matérias-primas, trabalhando em sua casa. É ele que realiza todas as etapas de produção, desde a preparação até ao acabamento final. Estes saberes são, naturalmente transmitidos em família ou então ao chamado aprendiz.

     O artesanato é um meio de expressão cultural de carácter popular. Não é somente, numa definição mais moderna, uma actividade económica que gera emprego ou criação artística. O artesanato envolve, num contexto mais vasto e complexo, padrões de cultura, maneiras de fazer, pensar e sentir os objectos, as matérias-primas, enfim, o sentido estético de cada artesão em particular. Existe ainda o factor inovação que tem vindo a crescer no âmbito do artesanato, aliado a uma crescente e diversificada criatividade, num sem número de materiais e objectos que se destacam do tradicional.

     O trabalho do artesão tem hoje em dia, por parte da sociedade, uma atitude de respeito pelo trabalho manual e valorização do mesmo, o que se reflecte nas inúmeras Feiras de Artesanato e, numa procura exigente de produtos artesanais, não só a nível local ou nacional, mas mesmo a nível internacional.

     Podemos até dizer que existe um valor antropológico em todo o artesanato. No concelho de Pedrógão Grande temos artesanato que nos fala disso mesmo, através dos materiais da nossa região, das cenas quotidianas retratadas e expressas nos objectos mais característicos da região, como a cortiça ou o xisto. Encontramos também, a inovação e a criatividade em peças artesanais mais actuais, com matérias-primas e técnicas modernas, através de jovens que procuram a aliança entre a actualidade e a dita “arte manual”.