História Administrativa

O Arquivo Municipal reune um diversificado e valioso acervo documental que constitui a memória e identidade das instituições do território de Pedrogão Grande. Em 1999 a Câmara Municipal de Pedrogão Grande, mostrando-se atenta ao rico património arquivístico que detinha e tendo a vontade de criar condições de preservação e divulgação deste espólio, candidatou-se ao Programa de Apoio à  Rede de Arquivos Municipais-PARAM, tutelado pelo então Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo.

O Arquivo Municipal foi inaugurado a 24 de julho de 2002 e encontra-se fisicamente dividido por três espaços distintos com uma àrea total de documentação de cerca de 887,3 metros lineares: o Arquivo Corrente, situado nos Paços do Concelho, o Arquivo Intermedio na Antiga Escola Preparatória C+S de Pedrogão Grande e o Arquivo Histórico localizado na Rua Marcelino Nunes Corrêa.

O peri­odo cronologico da documentação, data de 1513, sendo o Foral Manuelino o livro mais antigo. O acervo é constitui­do, essencialmente, por livros de atas das vereações com inicio em 1540, correspondência recebida e expedida (1860), testamentos (1834-1911), juízos ordinários dos julgados de Pedrógão Grande (1842), autos de recrutas refratários (1860), autos de termos e posses (1820) entre outros.

Estrutura

O Arquivo Municipal de Pedrógão Grande compreende e unifica numa só estrutura o âmbito, funções e objetivos específicos de Arquivo Geral e Arquivo Histórico do Município, sendo por isso, constituído pela documentação de natureza administrativa e histórica procedente dos diversos serviços municipais.

O Arquivo Histórico, instalado em edifício próprio é composto por:

• 1 Sala de leitura com capacidade para 4 lugares;
  • 1 Biblioteca de apoio à investigação