Biblioteca Municipal

Em 1987 criou-se o Instituto Português do Livro e da Leitura, entidade tutelada pela Secretaria de Estado da Cultura, que tinha como objectivo a implantação de uma Rede de Bibliotecas.

A Autarquia Pedroguense decidiu candidatar-se a este Programa, para tal e com o apoio do Instituto Português do Livro e da Leitura adquiriu um edifício na Rua 5 de Outubro. Este edifício, residência particular , pertencente à Sra. Maria Susana Marques, onde o seu marido tinha consultório, foi recuperado e adaptado às funções de Biblioteca Municipal.

O projecto apresentado pela Autarquia Pedroguense foi aprovado pelo Instituto Português do Livro e da Leitura , sendo o contrato programa assinado a 18 de Dezembro de 1987. Aqui ficaram consolidados os princípios da construção e do funcionamento da Biblioteca Municipal.

Foi iniciada a recuperação e a adaptação do edifício de acordo com o programa tipo para as Bibliotecas da Rede de leitura Pública. No caso deste Município foi construída uma BM1 ( Biblioteca Municipal , tipo 1), que foi inaugurada e aberta ao público no dia 24 de Julho de 1994, pelo então, Sub-Secretário de Estado da Cultura, Dr. Manuel Frexes.

Os Fundos Documentais da Biblioteca Municipal foram adquiridos antes da inauguração pela Autarquia, tendo a Fundação Calouste Gulbenkian doado cerca de 5000 monografias.

Neste momento a Biblioteca Municipal possuir :

- 22 000 monografias

- 2 000 documentos não livro

- 60 periódicos

Regulamento

A Biblioteca Municipal tem como objectivo proporcionar a todos os cidadãos o acesso aos Fundos Bibliográficos, Audiovisuais e outros bens culturais. Os Utilizadores têm livre acesso às estantes, podendo escolher os documentos que lhes interessam e proceder ao empréstimo domiciliário. O serviço prestado pela Biblioteca Municipal é gratuito para todos os utilizadores.

A Biblioteca é um centro local de informação, tornando prontamente acessível aos seus utilizadores todo o género de conhecimento e informação. Os serviços das bibliotecas devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinguir a idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.

Na Biblioteca os utilizadores têm livre acesso às estantes, de modo a escolherem livremente o que lhes interessa.

As obras estão arrumadas nas estantes por assuntos, segundo a CDU – Classificação Decimal Universal :

• 0 – Generalidades
  • 1 – Filosofia
  • 2 – Religião
  • 3 – Ciências Sociais
  • 5 – Matemáticas. Ciências Naturais
  • 6 – Ciências Aplicadas. Medicina
  • 7 – Arte. Arquitectura. Fotografia. Fotografia. Desporto
  • 8 – Linguística. Literatura
  • 9 – Geografia. História. Biografias

SEGUNDA À SEXTA

MANHÃ:  9h00 às 12h30

TARDE:  14h00 às 17h30

MORADA

Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande

Rua 5 de Outubro Nº 44

LOCALIZAÇÃO GPS

39º 54’ 59.76” N

8º 08’ 48.40” W

TELEFONE: 236 480 153

REDE DE BIBLIOTECAS DE MONSALUDE

altA Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude assenta na parceria entre os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, o Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto-Castanheira de Pera, o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos, o Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande, o Centro de Formação da Associação de Escolas do Mar ao Zêzere (Cenformaz) e a Escola Tecnológica e Profissional da Zona
do Pinhal (ETPZP). Esta parceria cria uma rede interconcelhia
de bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude
(RB Monsalude), que se baseia no trabalho colaborativo entre
as bibliotecas das instituições parceiras ao nível da organização,
gestão e disponibilização de recursos de informação, bem como
da concretização de ações para o desenvolvimento de competências
de leitura e de literacias.

Saiba mais em www.rbmonsalude.pt