Comunicado – voluntários ajudam 15 agregados familiares na primeira semana de apoio, grupo de jovens de Pedrógão Grande já atuou em sete localidades do Concelho |
Descarregue o Comunicado aqui
A Câmara Municipal de Pedrógão Grande e o grupo de Jovens Voluntários Pedroguenses, que se prontificou a apoiar a população idosa mais vulnerável ao Covid-19, já apoiaram 15 agregados familiares ao longo da primeira semana de execução deste apoio social. As primeiras solicitações foram feitas a 20 de março e a última a 27 de março, num total de 17 pedidos de apoio.
Os 15 agregados familiares estão distribuídos por 7 localidades do Concelho. Com dificuldades de mobilidade e deslocação, esta população tem pedido principalmente acesso a bens farmacêuticos, alimentares e de higiene.
“O trabalho feito por estes jovens é fundamental. Além de contribuírem para reduzir a probabilidade de propagação do Covid-19, ajudam a garantir que esta franja da população mantém o amparo e a atenção necessárias nesta fase”, afirma Valdemar Alves, presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, que fornece aos jovens voluntários o equipamento de proteção individual (máscara, luvas e álcool), além de transporte em viatura da autarquia.
O município reforça a necessidade de todos cumprirem as indicações das autoridades de saúde e de segurança, de forma a cada um de nós desempenhar o papel de agente ativo no combate à pandemia. Cumprir as regras permite-nos salvar vidas.Contamos com todos.
|
|
ANOUNCEMENT FIRST CASE OF COVID-19 REGISTERED IN PEDRÓGÃO GRANDE |
Download the statement here
26th of march 2020
The Town Hall of Pedrógão Grande informs that it is confirmed one case of Covid-19 in the territory. It’s a young woman of Swiss Nationality. Police, health and civil protection authorities are already in the field taking the required measures, and the procedures to identify the potential transmission chain are underway in order to assess possible contagions and the eventual propagation of the decease.
The Town Hall President, Valdemar Alves, in this quality and as president of the Municipal Civil Protection Commission, has already solicitated to the Public Health Authority specific prophylactic isolation measures to whole of Pedrogao Grande territory.
Among the various measures that are being implemented, there is the public space disinfection in the whole territory. The Town Hall as supplied all the three parishes with the necessary means and materials to initiate the disinfection process in collaboration with the Town Hall. Adding to this, the Town Hall as supplied the Health Centre with individual protection equipment.
The Town Hall is also preparing three spaces, according to its Municipal Operational Civil Protection Plan for the Covid-19, activated since 18th of march: triage, isolation and quarantine space; space to receive reinforcement groups/teams; possible housing for allocation of emerging isolation situations.
Together with the Intermunicipal Region of Leiria, it is being prepared a triage post at Pombal, in the Exposition Centre, and another one at the Leiria’s Football Stadium, as well as the acquisition of individual protection equipment and Covid-19 tests.
All works are being made with constant communication, articulation and effort with local health authorities, public health authorities, police authorities, Firefighters, and other health and civil protection agents, including the Leiria District Civil Protection Authority.
We reinforce the urgency and imperative need that all comply and follow the social and prophylactic isolation, quarantine time, rules of hygiene and personal disinfection, as well as of objects and spaces. It’s paramount that no one disrespects these fundamental rules for the life sake of us all.
We need to learn with what has happened in the Asian and European countries and understand that complying and following the rules allows us all to save lives and that we all have a role in this. It’s up to each one of us, more than ever, to play the role of saving lives. |
Comunicado - Primeiro Caso de Covid-19 em Pedrógão Grande |
Descarregue aqui o comunicado.
A Câmara Municipal de Pedrógão Grande informa que se encontra confirmado um caso de Covid-19 no concelho de Pedrógão Grande. Trata-se de uma jovem de nacionalidade suíça
As autoridades policiais, de saúde e de proteção civil estão já a efetivar as medidas necessárias e estão a ser desencadeados procedimentos para identificar uma potencial cadeia de transmissão, de forma a aferir possíveis contágios e eventual propagação da doença.
O presidente da Câmara Municipal, nesta qualidade e enquanto presidente da Comissão Municipal de Proteção Civil, já solicitou à Autoridade de Saúde Pública medidas concretas de isolamento profilático para todo o território de Pedrógão Grande.
Entre as diversas medidas que têm vindo a ser implementadas, encontram-se as desinfeções de espaços públicos em todo o Concelho. A Câmara Municipal forneceu a todas as juntas de freguesia os materiais necessários para iniciarem o processo de desinfeção em colaboração com a autarquia. A isto acresce que a câmara forneceu equipamentos de proteção individual ao Centro de Saúde de Pedrógão Grande.
Estão também a ser preparados pela Câmara Municipal, no quadro do Plano Operacional Municipal de Proteção Civil para o Covid-19, já ativado desde 18 de março: espaço de triagem, isolamento e quarentena; espaço para albergar Grupo de Reforço; levantamento das possibilidades de alojamento isolado para situações emergentes.
Em conjunto com a CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, está a ser preparado um posto de triagem na ExpoPombal, outro no Estádio Municipal de Leiria, bem como a aquisição de equipamentos de proteção individual e testes ao Covid-19.
Todos os trabalhos que têm vindo a ser feitos têm contado com uma constante comunicação e articulação de esforços com as autoridades de saúde locais, autoridades de saúde pública, autoridades policiais, Bombeiros Voluntários e demais agentes de saúde e de proteção civil, incluindo a Autoridade Distrital de Proteção Civil de Leiria.
Reforça-se a urgência e necessidade imperativa de que todos cumpram o isolamento social e profilático, tempos de quarentena, regras de higiene e desinfeção pessoal, dos espaços e objetos. É fundamental que ninguém desrespeite estas regras fundamentais para a vida de todos nós.
É preciso aprender com o que se passou nos países asiáticos e europeus e compreender que o cumprimento das regras permite salvar vidas e que todos temos o nosso papel.
Cabe a cada um de nós, mais do que nunca, desempenhar o papel de salvar vidas. |
Ponto de Situação Municipal – 18 a 23 de março de 2020 |

Clique no Link abaixo para abrir o Documento
Ponto de Situação Municipal – 18 a 23 de março de 2020
Poderá acompanhar os diferentes desenvolvimentos, informações úteis, Avisos, Editais e Recomendações importantes que todos temos de seguir aqui ou no canto superior direito da página principal. |
Ponto de Situação Municipal – 17 de Março de 2020 |

Clique no Link abaixo para abrir o Documento
Ponto de Situação Municipal – 17 de Março de 2020
Poderá acompanhar os diferentes desenvolvimentos, informações úteis, Avisos, Editais e Recomendações importantes que todos temos de seguir aqui ou no canto superior direito da página principal. |
COVID-19: APIN APLICA TARIFÁRIOS SOCIAIS A TODOS OS CONSUMIDORES DOMÉSTICOS E REDUZ FATURA DOS NÃO DOMÉSTICOS EM 80% |

Face ao estado de emergência nacional para combater a crise epidemiológica que assola o país, a APIN e respectivos municípios, que compõem esta entidade, não ficam indiferentes a esta situação e demonstram solidariedade para com os munícipes. Neste contexto informa-se que entre os meses de março e maio serão implementadas medidas excecionais, de forma a amenizar as consequências nefastas do novo coronavírus. Conscientes do impacto que esta pandemia está a provocar às famílias e aos comerciantes dos municípios que integram a APIN, vai proceder-se a uma redução significativa do tarifário em vigor, flexibilizar o pagamento das faturas e suspender cortes de água, durante esta fase de crise.
A APIN avança, no imediato, com um alargamento do prazo limite de pagamento das facturas, suspende todos os cortes no fornecimento de água, assegurando desta forma a manutenção dos serviços. Pretende-se, com isto, também minimizar a deslocação de pessoas a lojas e terminais de multibancos, garantido, assim, maior segurança para todos.
Neste momento de estagnação económica, para além destas medidas de extrema importância para os nossos consumidores, destacam-se os esforços encetados, pelas partes envolvidas, para conseguir um tarifário ajustado ao momento.
Entre os meses de março e maio passa a ser aplicado a todos os consumidores domésticos o tarifário social. A aplicação do tarifário social traduz-se numa redução no valor da fatura superior a 60% para consumos mensais até 10 m3 e superiores a 50% para consumos entre 10 e 15m3. Este tarifário consiste na isenção das tarifas fixas, na aplicação ao consumo total do utilizador da tarifa variável, do primeiro escalão, até ao limite de 15 m3, e na redução do preço unitário da tarifa variável dos resíduos urbanos.
Aos Consumidores não domésticos, nomeadamente ao comércio, serviços e indústria, será aplicado um desconto de 80%no valor total da fatura. Durante o período em que decorre a referida bonificação serão os Municípios a assumir a despesa associada, dando prova da sua sensibilidade social, assumindo um forte apoio às famílias, empresas e instituições.
|
|
|