Serviço de Teleassistência Domiciliária

equipamento teleassistencia teleassistencia 1

O Município de Pedrógão Grande em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) está a proceder à instalação do Serviço de Teleassistência Domiciliária, prosseguindo na sua missão o objetivo de criar condições promotoras da qualidade de vida dos seus munícipes. Neste desígnio a população idosa assume principal destaque.

O Serviço de Teleassistência Domiciliária é uma resposta social que pretende assegurar melhor qualidade de vida a todos os munícipes do concelho de Pedrógão Grande que, independentemente da idade, vivam isolados, tenham mobilidade reduzida, passem grande parte do dia ou noite sozinhos, ou se encontrem numa situação de fragilidade social ou emocional após o incêndio de 17 de junho de 2017, mantendo desta forma a sua privacidade e beneficiando de uma maior autonomia.

Neste contexto, foi elaborado um Plano de Ação que decorre dos resultados da deslocação ao concelho de Pedrogão Grande da Equipa Social e de Teleassistência da CVP (Coimbra e Sede Nacional), nomeadamente às populações mais isoladas social ou geograficamente, tendo sido instalados/ativos alguns Equipamentos de Teleassistência.

Atualmente, foram já entregues e instalados 13 equipamento no concelho de Pedrógão Grande, prevendo-se a instalação de mais 15 até ao final de setembro, sendo que esta parceria tem como objetivo instalar / ativar mais e de forma gradual, devido às distâncias geográficas e porque alguma da população identificada aguarda opinião de familiares.

Nesta sequência ficou acordado com os serviços de Ação Social do Município de Pedrógão Grande que a Equipa de apoio social e Teleassistência – CVP de Coimbra se deslocaria semanalmente, acompanhados pela GNR e às Freguesias indicadas para visitas e instalação de Equipamentos de Teleassistência.

Como funciona?

O Serviço de Teleassistência Domiciliária é um sistema de segurança ligada durante 24 horas por dia/365 dias por ano, através de uma central recetora de alarmes que encaminhará a solicitação para a entidade competente consoante a situação, nomeadamente Bombeiros Voluntários, Centro de Saúde ou mesmo familiares.

Acionando o botão de alarme (medalhão), responde imediatamente uma operadora. Caso o utilizador não consiga falar, a operadora procurará de imediato acionar a rede de apoio.

A Rede de Apoio é constituída por familiares, pessoas ou instituições de confiança, indicadas pelo utilizador do serviço aquando da sua inscrição, que pela sua proximidade possam ajudar em caso de alarme.

Custos e instalação

O equipamento e instalação estão a ser feitos gratuitamente durante um ano, tendo para tal a CVP disponibilizado 100 aparelhos para a região. Resumindo, equipamento, serviço de instalação, manutenção, atendimento e respetivo encaminhamento é completamente gratuito, fruto desta parceria entre Município de Pedrógão Grande e a CVP.