Candidatura Vila Divertida

Candidatura para o Desenvolvimento do Sector das Diversões à Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação INOV C 2020 foi aprovada.

diversoes1   diversoes2

A candidatura submetida pelo Município de Pedrógão Grande à Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação INOV C 2020 para o financiamento do projeto de Desenvolvimento do Sector das Diversões foi aprovada.
Este projeto é um esforço que une a APED, a Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), a Câmara Municipal de Pedrógão Grande e o Instituto Pedro Nunes (Universidade de Coimbra), desta feita para desenvolver o sector das Diversões.

Conseguir contribuir concertadamente para o Desenvolvimento do Sector da Indústria de Diversões Itinerantes é um conceito defendido pelo Presidente Valdemar Alves e que busca, com a maior brevidade possível estudar aprofundadamente o sector, desenvolvê-lo de modo concertado com os empresários, dar-lhes hipóteses de implementar inovações e conhecimento científico que abram as Diversões ao Conhecimento e à Competitividade.

De recordar que também Helena Freitas, Coordenadora da UMVI aquando da apresentação da candidatura, via nesta ideia "uma realidade com força para gerar algum emprego de forma rápida, combinando com a possibilidade de alocar fundos comunitários para esse fim". A professora universitária revelou que, segundo os últimos números conhecidos, as referidas empresas faturavam na ordem dos seis milhões de euros por ano.
Este projeto é uma das nove candidaturas aprovadas pelo INOV C 2020, que financia esta candidatura a 85% dum orçamento global de 12.500 euros. Sendo previsível que se inicie até ao final de 2017, este projeto de interesse estratégico para o Concelho de Pedrógão Grande e que está em perfeito alinhamento com a Estratégia 2020 deste Município, tem o seu arranque ainda condicionado à aprovação de uma reprogramação financeira do projeto INOV C 2020 pela entidade financiadora CENTRO 2020, após a qual o projeto será formalmente iniciado.
O projeto apresentado pelo Município visa efetuar um estudo estratégico e plano de ação para a promoção da inovação e empreendedorismo no sector dos parques de diversões populares (carrosséis) no Município de Pedrógão Grande.
Com este projeto, o Presidente da Câmara Valdemar Alves pretende, com o apoio do Instituto Pedro Nunes, realizar um estudo do sector que permita identificar oportunidades de inovação neste sector tradicional mas muito importante na economia local, de forma a potenciar o desenvolvimento das empresas mais dinâmicas no sector e/ou promover o aparecimento de novos projetos empresariais, abrangendo áreas como, por exemplo: otimização tecnológica dos equipamentos no sentido de promover poupanças de energia e maior segurança, criação de novas diversões baseadas em simulação, realidade virtual, etc.
O Município de Pedrógão Grande tem uma importante ligação a esta atividade das empresas de diversões populares, por razões históricas, uma vez que os primeiros operários deste sector no nosso país, quando os primeiros equipamentos chegaram a Lisboa no início do século XX, eram trabalhadores oriundos de Pedrógão Grande. Sucessivas gerações desses primeiros trabalhadores tornaram-se depois empresários do sector e, ainda hoje em dia, muitos deles regressam ao Município na época baixa da atividade, quando aproveitam para fazer reparações manutenções, etc. de maior monta, nos equipamentos, promovendo um pequeno cluster na economia local ligado a esta atividade.
O sector sofre de algum estigma relacionado com as condições de segurança em que operam algumas das empresas, falta de novidades/inovação nas diversões apresentadas em cada novo ano, problemas de rentabilidade relacionadas com a sazonalidade da atividade e grandes consumos energéticos dos equipamentos, entre outros.
A melhor compreensão destes problemas e sobretudo a definição de estratégias para os mitigar ou ultrapassar constituem o grande objetivo desta candidatura.