• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
Núcleo Museológico de Vila Facaia de Concertinas e Acordeons

museuconcertinasInauguração do Núcleo Museológico de Vila Facaia de Concertinas e Acordeons

Pelas 11h00, do dia 2 de julho de 2016, tem início o ato solene de inauguração do Núcleo Museológico de Vila Facaia Concertinas e Acordeons que terá uma exposição inicial, composta pela coleção privada de Acordeões e Concertinas de Augusto Dinis das Neves. Este núcleo museológico é composto por uma coleção interessantíssima, única no País e a maior da Europa. A coleção contabiliza cerca de meio milharde concertinas e acordeões e tem como objetivo principal, ser um ponto de visita, ao património da zona do pinhal e uma atração para os visitantes que têm paixão pela música, pelas concertinas e pelos acordeões.

O projeto Núcleo Museológico de Vila Facaia Concertinas e Acordeons é o resultado da criação de um núcleo museológico para concertinas e acordeões através da realização de obras de ampliação e requalificação no interior da antiga Escola do 1º Ciclo das Meninas, em Vila Facaia e, na aquisição de equipamentos de exposição para os instrumentos musicais.

Pelas 17h00, tem início o "Festival de Acordeons e Concertinas - 26 horas sem parar”, com a atuação de acordeonistas e concertinistas, o que será um record de atuação “non stop” destes instrumentos populares, estando o seu término marcado para o dia 3 de julho, às 18h59m59s.